terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vicência...

Atenção galera...

                     Vicência com novas apresentações e com novidades no espetáculo...
                     Dias 18, 19, 20, 21 e 25 de Outubro.
                     Ainda não sei do horário, mas serão todas à noite.
                     Acredito que serão no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.
                     Dia 25 será no Festival de Teatro de Garanhuns.


Dança Contemporânea




         A dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos da dança moderna e pós-moderna, ela é muito mais que uma técnica específica.
     Para a ciência o pensamento se faz no corpo e o corpo que dança se faz pensamento, ou seja, completam-se, isso se evidencia nesse estilo de dança. Ela não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o bailarino tem autonomia para construir suas próprias particularidades coreográficas.
     A liberdade trazida pela perspectiva não significa que ela ignora as idéias fortes e a inventividade das grandes obras de qualquer forma artística, nem mesmo um domínio técnico.
      O corpo na dança contemporânea é constituído na maioria das vezes a partir de técnicas somáticas, assim trazem o trabalho da conscientização corporal e do movimento.
   É necessário a transgressão das regras. É preciso transgredi-las e delas se afastar constantemente, opondo-se sempre que deixarem de seguir exatamente os movimentos da alma, que não se limitam necessariamente a um número determinado de gestos, isto é, não perder um determinado ponto, deixar o corpo fluir sem limites de acordo com os movimentos, não apenas executá-los e sim senti-los.
      Num mundo em constante mudança, onde se tem diariamente tantas conquistas e descobertas sobre nós, ficar tratando a dança como apenas uma repetição mecânica de passos bem executados é reduzi-la a algo menor, ou seja, assim como as pessoas mudam durante o tempo, a dança também muda.
     Portanto, o ser humano pode usufruir mais de suas habilidades criativas e ir bem mais longe. Esta é a proposta da dança contemporânea, na medida em que dá mais liberdade ao bailarino, o incentiva a ir além dos seus limites e a cada dia evoluir junto com a dança.

www.escolabolshoi.com.br
Eis um video do Nederlands Dans Theatre
     

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

É uma necessidade

         Hoje me sinto um tanto perdido, pois não sei se é por motivo de ainda ser novo nesse mundo, onde muitas pessoas não são verdadeiras, mas posso dizer que sinto um pequeno nojo da sociedade, do ser humano, sei que agora não falo de arte, mas até que se enquadra também na área.
         Como uma pessoa tem a coragem de trair outra?
         Como têm coragem de ser cúmplice de uma traição?

         Meu Deus, onde vamos parar?
        
         Aproveito-me do assunto pra dizer que, assim também é nos grupos artísticos, se há falsidade e desconfiança num grupo, seja ele de teatro, dança, música, ou qualquer que seja, não há evolução.
         Quando sentir a necessidade de criar um grupo, escolha bem os seus integrantes, devemos confiar tanto na integridade, quanto na responsabilidade de cada.

          Se o teatro é a nossa segunda casa, e pra alguns a primeira mesmo, precisamos fazer do grupo família.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Até que enfim...

             Depois de quase vinte dias sem aparecer por cá.
             Cá estou eu.

             Baiacus, somos Baiacus que na ameaça de perder o nosso espaço, a nossa casa, o teatro que pouco temos a oportunidade de utilizar para serviço da arte, medo de perder a própria, "inflamos", pena que nem todos Baiacus são dotados de espinhos, e acabam não fazendo nada pra mudar a situação.



            O nosso palco tão sagrado que é, é ocupado por formaturas, palestras e sei lá mais o que, mas as peças que são direcionadas a tal, poucas, poucas vemos, sem falar que quando alguma está em cartaz, onde fica a divulgação?

            O teatro foi construído para quê?

            Sonho com um dia em que quando falarmos Teatro, haverá suspiro.