domingo, 8 de maio de 2011

O que você acha da Música?


                Música! Pra mim não se explica, não se mede, não há fórmula que faça dela algo comum, normal. A música não é normal, quando bem feita, ela invade-nos não só pelos ouvidos, mas também pelos poros, o que me causa inquietação corporal. Sinto-me puxado, sinto-me roubado pra um lugar o qual não se distingue por nação, cor, finanças, classe social, é apenas música; vida.
                Isso filosoficamente falando, literalmente falando, a música é bem organizada e tem suas explicações e normas, mas quando ouvida, é o filosófico que importa, a não ser que esteja tentando analisar esteticamente o que ouve.
        Rapaz, me sinto agoniado com a situação em que o Brasil está musicalmente falando, não falando dos profissionais da música, mas com a população que ouve música ruim. Mede-se o nível das faculdades mentais dessas pessoas pela qualidade musical que ouvem.
                Sabendo que a cultura musical brasileira é bem diversificada, deve-se respeitar tais movimentos, de forma com que não se carece criticar como também não banalizar, se bem que as críticas baseadas no senso comum de qualidade são ditas no intuito de aperfeiçoamento. Contudo a banalização musical com base na cultura brasileira tem deixado-a em decadência, fazendo com que os novos feitos tornem-se exemplo do “bom” costume.
                Quando antigamente as pessoas ouviam Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Noel Rosa, Elis Regina, entre outros grandes da música popular, independente de estilo, que falavam de amor, não só de homem e mulher, como amor a terra, o amor a vida, sobre o bom costume de ser um “Eu” nexo, que mesmo sem nexo algum, podíamos nos arrepiar sem culpa, pois é cultura, música de qualidade, que alguns hoje ainda fazem em meio a muitos que falam apenas de sexo explícito, drogas, bebidas, traição (a famosa música de corno), dinheiro, fama, futilidades, e o “bom” costume de ser sem lógica alguma, pois nem é digno falar de coerência em meio à imundice que as pessoas ouvem e acham de bom gosto. Termos como é “gáia aqui é gáia ali”, o famoso “Beber cair e levantar”, as cinco velocidades do “creu”, a “Tarraxinha”, e a grande metáfora do século vinte e um “Amor é feito capim, mas veja que absurdo, a gente planta, ele cresce, aí vem uma vaca e acaba tudo”, são exemplos do bom gosto musical que a galera curte, e acarretam para sua família e amigos, chegam até a chorar porque aquela linda música lembra momentos belos de suas vidas, imagine os momentos.
                É culpa deles? Não, acredito que crescer a margem de tudo isso, os torna marginais da pouco vergonha, chegam a não saber discernir o verdadeira significado da música, crendo que cultura é coisa de nerd, ou de pessoas desatualizadas e ignorantes (termos usados por eles, lógico que escritos por suas mãos estariam assim: Disatualisado e eguinorantis), quando até por via das músicas puras de muito esforço a mente como “barabaraberebiribiriboroboroburuburu venha cá, venha cá, venha cá”, entre muitos erros da língua portuguesa, eles acreditam mesmo que nós é que somos os ignorantes. E a humanidade, tende a crescer ou regressar com isso? Pena do mundo se isso for hereditário. 

3 comentários:

  1. Cresci ouvindo, entre outros, Nelson Gonçalves, e fico barbarizada quando escuto de um modo geral, músicas mencionadas no texto, e olha que essa "coisa" pega, mas não é tão contagioso assim,pois estamos vacinados contra música ruim.

    ResponderExcluir
  2. Também cresci ouvindo música. Não canto porra nenhuma. Respeito o gosto de cada um mas não sou obrigado a fazer meus ouvidos de pinicos duplos.

    ResponderExcluir
  3. a musica é uma arte, é vida , é amor...
    precisa ser valorizada, ou seja uma afirmação totalmente contrária do que essas "musicas" mencionadas no texto nos mostram...

    a musica tem um poder incrivel de senssibilização, mexe com todos os nossos sentidos... com nossas emoções, com MEU coração....

    por isso deve ser elaborada com todo cuidado,
    por que musica não é apenas palavras com cifras, notas...

    musica é o puro sentimento de algo sobrenatural, com um poder inexplicável, que merece sim todaaa nossa atenção e afeto, aliás somos movido a musica...(pelo menos eu sou...)


    bom trabalho álefe concordo plenamente com suas palavras

    ResponderExcluir