sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O sofrer de nós

            Certa vez ouvi a mãe de uma amiga dizer-me:
    Eu não sonhei, pra criar filho meu pra sonhar, não quero filho vagabundo.

            Ontem, pra minha tristeza, um amigo meu recebeu uma ligação de uma menininha de 11 anos pedindo ajuda, pois sua irmã de 14 anos, também nossa amiga, fora expulsa de casa pela sua avó.

            Surge a pergunta: mas por quê?
            Eis a resposta: elas fazem teatro.
          Entre tantas outras coisas que ouvimos e passamos por via de nossas decisões, essas me deixaram indignado, as quais das duas já também sofri e ouvi.
            Até quando ouviremos a hipócrita visão de que arte é para vagabundos?
         Dizem que não queremos trabalhar duro. Sim, nós queremos, quem disse que o teatro, a dança, a música, a arte não exige trabalho duro? Exige sim, ensaios, leitura, dramatização, decoração, estudo do texto, construção do personagem, figurino, cenário, exercícios, atenção, postura correta, entre outros. O quanto não estudam partitura os músicos? E os que não lêm partitura? O quanto não se esforçam?
          O dinheiro com toda sua importância, não vem a ser o homicida da arte, porque quem faz arte, faz porque ama.
          Desculpem-me os que pensam assim, mas a arte é uma linha que nos conecta com o nosso puro íntimo, como também com todo o planeta, nos faz acreditar que somos seres VIVOS, nos conecta com o nosso simples eu, e eu não quero viver essa mentira da qual as pessoas vivem, recuando a seus próprios talentos pra que acima deles o dinheiro venha a pousar, eu não.
            Eu quero a liberdade que arte me propõe.

           Uma observação sobre as mães e pais, tios, sociedade, avô, TV, sobre todo e qualquer que insiste em tentar fazer desistir o que tem talento: a falta de educação os torna assim, são mau educados, e às vezes ignorantes.
            E aos que conhecem a arte e mesmo assim dela não saboreiam, sinto pena.

           Que Deus abençoe a Arte.


A ARTE É INSTINTIVA...


...E TEM VALOR.

4 comentários:

  1. Concordo com tudo que falastes (escrevesses) e admiro tua "paixão" pela arte. Eu já cantei um dia, já dancei, já tentei fazer tetro, mas deixei tudo isso de lado para seguir outros caminhos. Talvez pensando realmente no dinheiro, como afirmas, mas tenho motivos que me levaram a isso. às vezes penso se não teria sido melhor se eu tivesse seguido o caminho da arte, mas nunca saberei pois o caminho que segui foi outro. Admiro tua paixão a arte e apesar de lamentar que existam pessoas que despresam-a, não julgo-as, pois a vida nos impõe esteriótipos, que apesar de não aceitarmos eles estão ai...

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom !!!!! Viva a toda forma de Expressão artística!!!

    ResponderExcluir
  3. que absurdo, isso aconteceu mesmo?

    eu fico totalmente idignada com essas atitudes preconceituosas, como alguém tem coragem de expulsar uma garota de 14 anos por que ela faz teatro? se ela tivesse passando por cima das pessoas para conseguir dinheiro, se ela tivesse roubando, matando, se drogando... mas fazendo teatro? ABSURDOOO AS PESSOAS PERDERAM A LÓGICA DA VIDA, TOTALMENTE SEM NOÇÃO

    ResponderExcluir